Deixar o carregador do celular conectado à tomada mesmo sem estar em uso pode impactar sua conta de luz. Segundo especialistas, esse consumo, conhecido como “energia fantasma” ou “energia vampira”, acontece porque os circuitos internos permanecem ativos mesmo sem o celular conectado.

Embora o gasto seja considerado baixo, ele se acumula ao longo do tempo, podendo representar um aumento na fatura de energia elétrica. Além do desperdício, manter carregadores ligados pode oferecer riscos elétricos desnecessários.

Para evitar prejuízos e aumentar a segurança, a recomendação é simples: retire o carregador da tomada sempre que não estiver em uso.