Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
💡 +Conteúdo

Carregador na tomada sem uso gera “energia fantasma” e pode pesar na conta de luz

Especialistas alertam que o hábito de deixar o carregador conectado consome energia elétrica, ainda que em baixa quantidade, acumulando custos ao longo do tempo e aumentando riscos elétricos.

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Carregador na tomada sem uso gera “energia fantasma” e pode pesar na conta de luz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Deixar o carregador do celular conectado à tomada mesmo sem estar em uso pode impactar sua conta de luz. Segundo especialistas, esse consumo, conhecido como “energia fantasma” ou “energia vampira”, acontece porque os circuitos internos permanecem ativos mesmo sem o celular conectado.

Embora o gasto seja considerado baixo, ele se acumula ao longo do tempo, podendo representar um aumento na fatura de energia elétrica. Além do desperdício, manter carregadores ligados pode oferecer riscos elétricos desnecessários.

Leia Também:

Para evitar prejuízos e aumentar a segurança, a recomendação é simples: retire o carregador da tomada sempre que não estiver em uso.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR