Os motoristas que trafegam pela Freeway (BR-290), BR-101 e BR-386 passaram a pagar mais caro pelos pedágios a partir desta sexta-feira (26). As tarifas administradas pela concessionária ViaSul foram reajustadas de R$ 5,50 para R$ 6,60, representando um aumento de 20%.
O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana e oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União na terça-feira (23).
Segundo a ANTT, o novo valor leva em consideração a atualização monetária pela inflação acumulada, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desde a última revisão tarifária. Além disso, a agência informou que a ViaSul recuperou o desconto aplicado em 2024 após concluir obras previstas no contrato de concessão, recebendo ainda um acréscimo de R$ 0,20 na tarifa.
A última alteração no valor dos pedágios ocorreu em 2023, quando a tarifa passou de R$ 5,20 para R$ 5,80. Em 2024, entretanto, o preço foi reduzido para R$ 5,50 por determinação da ANTT, devido ao atraso nas obras de duplicação da BR-386.
Apesar do reajuste autorizado, a concessionária ainda poderá sofrer novas reduções tarifárias caso ocorram novos descumprimentos do cronograma de investimentos. Entre as pendências está a duplicação de um trecho da BR-386, cuja execução foi adiada e tem previsão de início apenas em 2030.
Outra mudança definida pela ANTT é a alteração da data-base para os reajustes anuais, que passa a ser o mês de agosto. Com isso, um novo aumento poderá ser autorizado já em agosto de 2026, levando em consideração a inflação acumulada nos 12 meses anteriores.
O reajuste impacta diretamente milhares de motoristas que utilizam diariamente as rodovias federais administradas pela ViaSul, especialmente durante períodos de maior movimento, como férias escolares, feriados prolongados e a temporada de verão, quando o fluxo em direção ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul aumenta significativamente.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se