Guaíba reafirmou sua posição como referência nas artes marciais neste domingo (9), ao sediar a 28ª edição do Campeonato Gaúcho de Karatê Kyokushin — uma das competições mais tradicionais da modalidade no Rio Grande do Sul. Das 28 edições já realizadas, 24 aconteceram na cidade, consolidando Guaíba como polo do Kyokushin no estado.

O evento reuniu 138 atletas de diferentes faixas etárias e municípios, promovendo combates intensos marcados pelo respeito, disciplina e espírito esportivo — valores centrais do estilo Kyokushin.
Organizada pela Federação Gaúcha de Karatê Kyokushin Oyama (FGKKO), a competição contou com o apoio de professores, árbitros, patrocinadores locais e uma equipe dedicada de voluntários e staffs. “Nosso agradecimento vai a todos que contribuíram com esse grande evento, especialmente aos atletas, que são os verdadeiros protagonistas. Todos que estiveram aqui, independente dos resultados, são vencedores”, destacou o organizador Henrique Martinicorena.
Com o encerramento da etapa estadual, os atletas classificados agora se preparam para representar o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 31 de agosto, em Mogi das Cruzes (SP).

Além disso, a delegação gaúcha já está mobilizada para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Uruguai. A expectativa é de uma forte presença de atletas, árbitros e dirigentes.
A realização do campeonato reforça a importância de Guaíba na formação de atletas e na promoção do esporte como ferramenta de educação, disciplina e transformação social.