A colunista da TVGO, Gabi Montanhista, moradora de Guaíba, foi confirmada na equipe que participará de uma expedição inédita ao Himalaia, programada para outubro de 2025. Organizado pela Morgado Expedições, o projeto contará com a participação exclusiva de mulheres: desde as alpinistas e trekkers até as guias de montanha, carregadoras, cozinheiras e assistentes nepalesas, conhecidas como sherpanis.

O grupo vai trilhar uma rota pouco explorada por turistas, atravessando o Vale de Nar e Phu, uma das regiões mais remotas do Himalaia nepalês. A expedição prevê uma noite no campo base da montanha Himlung Himal, que tem 7.126 metros de altitude. O percurso passará por vilarejos ancestrais e mosteiros antigos, proporcionando uma imersão na cultura tibetana local.
Com quase 10 anos de prática no montanhismo e mais de 80 cumes conquistados, Gabi já superou desafios diversos em altas altitudes e também pessoais, como um infarto e a colocação de três stents no coração. Mesmo assim, segue em atividade constante, realizando treinamentos físicos e participando de roteiros de preparação.

A expedição feminina será documentada em vídeo, com o objetivo de registrar as experiências vividas por todas as participantes. O custo do projeto será compartilhado entre as envolvidas, mas Gabi busca apoio financeiro para viabilizar sua participação, já que os valores são elevados. Ela criou ações de arrecadação solidária, como rifas, roteiros especiais e um canal de doações via Pix, disponível no link de sua biografia nas redes sociais.
A montanhista também destaca a importância do projeto para a representatividade feminina nas atividades de aventura e reforça o compromisso com a segurança, ressaltando a necessidade de conhecer os limites físicos e mentais e de contar com equipes certificadas e preparadas.