Cerca de 400 pessoas participaram da Corrida Positiva, neste domingo (1º), no centro de Guaíba. A corrida de rua teve objetivo de conscientização do Dia Mundial de Combate à AIDS, para que as pessoas saibam da importância da prevenção da doença sexualmente transmissível. Percorreram cinco e dez quilômetros, com largada no Largo José Cláudio Machado (em frente à hidroviária).
O vencedor do dia foi o guaibense Rodrigo Cardoso, de 39, que há oito anos disputa diversas maratonas no estado e Brasil. Para ele, primeiro lugar no percurso de dez quilômetros, a corrida é mais que um esporte, é um bem-estar: "as competições acabam incentivando as pessoas a praticar a modalidade, para cuidar mais da própria saúde". Ainda destaca que é muito importante esse tipo de evento, que conscientiza sobre uma doença incurável, que é a Aids.
Foi a primeira vez que o evento foi realizado na cidade. A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Denise Rosa, explica que foi pensado para ser algo diferenciado, por o esporte ser considerado responsável em mudar certas atitudes e pensamentos. Para ela, foi um dia para pensar, refletir e homenagear as pessoas que enfrentaram e faleceram por decorrência a Aids.
- Devemos pensar sobre as DST's, que não discriminem as pessoas que enfrentam elas, para que o motivem para fazerem os tratamentos necessários - destaca.
Ela avalia que a sociedade tem que modificar atitudes, em decorrência do aumento de casos no Brasil. O Ministério da Saúde estima que atualmente cerca de 866 mil brasileiros sejam soropositivos, dos quais mais de 500 mil recebem acompanhamento clínico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Tem que ter consciência, além de usar camisinha nas relações sexuais", frisa Denise.