A 25ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora bateu recorde de público nesse sábado (26). Cerca de 20 mil fiéis, segundo a Brigada Militar, foram para as ruas de Guaíba com as pequenas capelas nas mãos e, alguns devotos, de pés descalços para fazer pagamento de promessas. O tema desse ano foi "Sair às pressas para cuidar da vida".
As movimentações para o evento religioso começaram na sexta-feira. Romeiros da Igreja Nossa Senhora de Fátima foram de ônibus até a comunidade de Bom Retiro, em Eldorado do Sul, onde naquela noite começaram a procissão. Percorreram cerca de 20 km a pé até chegar na prefeitura de Guaíba, para concentração da caminhada até o Parque da Juventude, no Centro. Ainda teve passeatas iniciadas na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado, e nas vilas São Francisco e Vila São Jorge, zona sul da cidade.
A coordenadora do evento, Nilva Dal Bello, comemora as bodas de prata do evento como representatividade da renovação do sonho de uma sociedade, que respeita a pessoa humana e contribua na preservação das condições de vida na terra. “Precisamos reconhecer e proteger a vida que está em nós, na sociedade e em todo o planeta”, enfatiza.
Para ela, nunca foi visto uma imagem tão linda de fé, vida e entusiasmo. "A nossa oração tomou conta de todo nosso ser. Dançamos, rezamos, cantamos e vibramos. Não tinha como ver o fim da caminhada", destaca. Recorda que nesses 25 anos de história muitas pessoas receberam graças divinas e muitas puderam encontrar sentido e razões para sua existência.
Quem observava podia ver na multidão uma cruz cristã. Era um pagamento de promessas que Luciano Capelatti, de 42 anos, estava cumprindo. Jurou a Nossa Senhora que, assim que conseguisse um emprego, carregaria esse símbolo religioso durante toda a caminhada e missa. Esse evento, para ele, significa conquista: "consegui na vida um trabalho que eu precisava, graças à ave maria".
Desde a prefeitura, com a imagem de Nossa Senhora sendo carregada nas mãos dos peões do CTG Darci Fagundes, romeiros seguiram a rua 20 de setembro, dobraram a São José e foram até a final da Avenida João Pessoa para a missa especial. Em um edifício, moradores se movimentaram e jogaram chuvas de papel pela janela. Na manifestação religiosa tinha delegações de cidade da Região Metropolitana, Carbonífera, Costa Doce e uma delegação da França.
Após a caminhada ele se reuniram para a missa, celebrada pelo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e referencial do Vicariato de Guaíba, Dom Adilson Pedro Busin. Duas atrizes fizeram uma cena da história da Ave Maria, bem ao lado de cerca de 200 capelinhas que estavam para ser abençoadas. No final da celebração litúrgica, com apenas as luzes do celulares ligadas, anunciaram o tema da próxima Romaria, de 2020: “Nossa missão é acolher e proteger a vida”.