Os rodoviários do transporte público metropolitano de Guaíba, vinculados à empresa Expresso Rio Guaíba, aprovaram em assembleia, realizada na sexta-feira (11), o encerramento do estado de greve iniciado na semana anterior. A decisão foi tomada após mediação conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), na qual foi apresentada proposta da empresa que obteve a aprovação da categoria.

O acordo prevê reajuste de 12,5% no vale-alimentação, item que integra as cláusulas econômicas da negociação coletiva. Com a aprovação da proposta, a paralisação que estava prevista para iniciar na segunda-feira (14) foi descartada. Além disso, a assembleia autorizou o Sindicato dos Rodoviários de Guaíba, que atua de forma independente do Sindimetropolitano, a renovar a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Durante o período de negociações, os trabalhadores também reivindicaram ajustes na remuneração da função acumulada de motorista e cobrador, apontando desequilíbrios salariais existentes. A Expresso Rio Guaíba, responsável pela concessão do transporte metropolitano na cidade, emprega cerca de 320 trabalhadores.