A Câmara de Vereadores de Guaíba votou em sessão ordinária de terça-feira (7) o Projeto de Lei 18/2020, que dispõe sobre o índice de revisão geral dos vencimentos e salários dos servidores do quadro de Magistério Público Municipal. A categoria fica com o aumento de 4,31%, não obtendo o índice desejado, que era o piso federal de 12,84%. O único vereador a votar contra o projeto foi Jonas Xavier (PL).
Leia também: Escolas da Rede Estadual iniciam novo período de Aulas Programadas
Os professores municipais haviam saído em protesto pela cidade em 18/3. Na oportunidade, usando máscaras e cobrando o piso nacional, os servidores do magistério exigiram aos vereadores a não aprovação das propostas do executivo que, segundo eles, prejudicam a categoria.
Alguns vereadores relataram na tribuna terem recebido mensagens via WhatsApp do presidente do sindicato dos professores, pedindo a votação na sessão do dia 7 para aprovar os 4,31% de reajuste. Não foi divulgado no momento da sessão se houve reunião ou assembleia online entre os membros do sindicato. Houve relato que a categoria "prefere este reajuste do que nada".
Segundo o secretário municipal de Governo, Rodrigo Pedroso, a diferença dos 4,31% e 12,84% seria de R$ 7 milhões ao ano nos cofres públicos. O valor não estava previsto no orçamento fechado em 2019 e, por conta da crise financeira que o mundo deve enfrentar por causa do coronavírus, não há como aumentar mais que a porcentagem da inflação.
Leia também: Câmara de Guaíba revoga o ajuste de inflação de 4,01% nos subsídios dos vereadores