A Prefeitura de Canoas anunciou que a gratuidade no transporte coletivo municipal passará a ser adotada de forma permanente. A decisão foi apresentada em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (27), quando também foi confirmada a manutenção do expediente em meio turno para servidores da administração pública até dezembro de 2026.
O passe livre havia sido implantado em 2024 após as enchentes que atingiram o município, como medida para reduzir os impactos econômicos enfrentados pela população. A isenção tarifária vinha sendo prorrogada por autorizações do Legislativo municipal e tinha prazo de validade previsto para encerrar em fevereiro deste ano.
Segundo o Executivo, aproximadamente R$ 6,5 milhões serão destinados anualmente para custear a gratuidade, com recursos provenientes do orçamento livre do município. A administração informou que a manutenção do benefício foi viabilizada por ajustes fiscais e contenção de despesas.
Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana indicam aumento na utilização do transporte público desde a adoção da medida. O número mensal de passageiros passou de cerca de 800 mil usuários para aproximadamente 1,5 milhão após a implantação do passe livre.
Durante o anúncio, a prefeitura também confirmou a continuidade do turno reduzido para servidores municipais, medida iniciada em novembro do ano passado. Conforme o Executivo, a alteração na jornada gera economia superior a R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.
O modelo mantém o funcionamento administrativo de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e às sextas-feiras, das 8h ao meio-dia. Serviços considerados essenciais, como atendimentos nas áreas de saúde, segurança e setores de atendimento direto à população, permanecem com funcionamento regular.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se