O ingresso de uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul provoca queda acentuada das temperaturas nesta terça-feira (23). Após a passagem da frente fria que trouxe chuva e instabilidade nos últimos dias, o tempo firme volta a predominar em grande parte do Estado, mas acompanhado por condições típicas de inverno.
As temperaturas mínimas devem ficar próximas ou abaixo de 0°C em diversas localidades, especialmente nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste, Centro, Missões, Vales e Norte. Há previsão de formação de geada em áreas dessas regiões durante o amanhecer, período em que também pode ocorrer nevoeiro em pontos isolados.
Mesmo com a presença do sol ao longo do dia, o frio permanece em todas as regiões gaúchas. As temperaturas máximas previstas variam entre 6°C e 14°C, mantendo a sensação de frio durante a tarde e a noite.
Além da queda nas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta amarelo para ventos intensos na faixa litorânea do Estado. O aviso é válido até o fim desta terça-feira e abrange municípios da região Sudeste, da Região Metropolitana e áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
A tendência é de continuidade do frio nos próximos dias. Para quarta-feira (24), a previsão indica um dos amanheceres mais frios do ano no Rio Grande do Sul, com temperaturas variando entre -5°C e 7°C e possibilidade de geada em diferentes regiões. Nas áreas mais elevadas da Serra, não está descartada a ocorrência pontual de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada.
Na quinta-feira (25), a massa de ar frio segue influenciando as condições do tempo no Estado. A previsão aponta para nova madrugada com formação de geada em grande parte do território gaúcho e temperaturas negativas em municípios serranos.
Na Região Metropolitana, a terça-feira será marcada por predomínio de sol entre nuvens, com possibilidade de névoa nas primeiras horas do dia. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 6°C e 13°C.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se