Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
🚘 Transporte e Veículos

Mais de 1,6 milhão de multas: RS bate recorde de infrações em 2025

Evasão de pedágio e excesso de velocidade lideram autuações no primeiro quadrimestre

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Mais de 1,6 milhão de multas: RS bate recorde de infrações em 2025
Arquivo/DetranRS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entre janeiro e abril de 2025, o Rio Grande do Sul registrou 1.672.017 autuações de trânsito, um aumento de 71,3% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram computadas 976.075 infrações. Os dados, divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), revelam uma elevação constante nas notificações ao longo dos últimos cinco anos. A expansão da fiscalização eletrônica, associada ao comportamento de risco de motoristas, é apontada como um dos principais fatores para essa evolução.

A infração mais frequente continua sendo o excesso de velocidade, sobretudo em casos de até 20% acima do limite permitido. No entanto, destaca-se o crescimento expressivo nas autuações por evasão de pedágio em rodovias com sistema de livre passagem (free flow). Em 2023, foram pouco mais de 2.800 registros desse tipo; em 2024, o número subiu para 468 mil. Apenas no primeiro quadrimestre de 2025, foram 206.953 autuações por esse motivo, superando em mais de 70 vezes o volume registrado dois anos antes.

Leia Também:

A Secretaria Extraordinária da Reconstrução Gaúcha, responsável pela interlocução com concessionárias, anunciou medidas como a ampliação do prazo para pagamento da tarifa — de 15 para 30 dias — como tentativa de reduzir os casos de inadimplência. Segundo o órgão, mais de 96% dos motoristas que passam pelos pórticos realizam o pagamento corretamente.

De acordo com o DetranRS, outras infrações recorrentes incluem dirigir com habilitação vencida ou irregular, não utilizar o cinto de segurança, uso do celular ao volante, e avanço de sinal vermelho. Já as rodovias com maior número de autuações por excesso de velocidade estão nas regiões de Sapiranga, Gravataí e Bom Princípio, com destaque para as RS-239, RS-453, RS-122 e RS-287.

Mesmo com uma leve redução nas infrações por excesso de velocidade em comparação ao ano anterior (queda de cerca de 4% entre janeiro e abril), o número de acidentes aumentou 12% no mesmo intervalo. Especialistas atribuem o cenário tanto ao crescimento da frota quanto a um padrão de comportamento marcado pela pressa e desatenção.

Além da repressão por meio de fiscalização e autuações, tanto o DetranRS quanto o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) seguem com ações de educação para o trânsito. Entre elas, a Escolinha de Trânsito, que promove atividades em escolas com foco na formação de condutores desde a infância. Para as autoridades, a mudança de cultura no trânsito depende de ações educativas contínuas que promovam maior responsabilidade entre os usuários das vias.

FONTE/CRÉDITOS: contém informações de Gaúcha ZH

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR