Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
🚘 Transporte e Veículos

Mortes de ocupantes sem cinto crescem nas rodovias federais do RS, apesar da queda nas autuações

PRF registrou 67 óbitos sem uso do equipamento até 21 de dezembro; número representa aumento em relação a 2024, enquanto multas diminuem quase 15%

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Mortes de ocupantes sem cinto crescem nas rodovias federais do RS, apesar da queda nas autuações
Arquivo/PRFRS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O número de mortes de pessoas que não utilizavam cinto de segurança em acidentes ocorridos nas rodovias federais do Rio Grande do Sul apresentou crescimento em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até o dia 21 de dezembro, foram registradas 261 mortes em acidentes nessas vias. Desse total, 67 vítimas estavam sem o equipamento de segurança no momento do sinistro.

No mesmo período de 2024, a PRF contabilizou 293 mortes em rodovias federais no Estado, sendo 61 delas de ocupantes que não usavam o cinto de segurança. A comparação entre os dois períodos aponta aumento de quase 10% no número de óbitos relacionados à ausência do dispositivo, mesmo com a redução no total geral de mortes.

Leia Também:

Os dados também mostram elevação proporcional desse tipo de ocorrência. Em 2025, 26% das mortes registradas até 21 de dezembro envolveram pessoas que estavam sem cinto de segurança, o que corresponde a pouco mais de uma em cada quatro vítimas fatais. No mesmo intervalo do ano anterior, esse percentual foi de 21%.

Apesar do crescimento nos registros de mortes, o número de autuações por falta do uso do cinto de segurança apresentou queda. De janeiro a novembro deste ano, foram aplicadas 24.564 multas em rodovias federais do Rio Grande do Sul. No mesmo período de 2024, a PRF havia emitido 28.883 autuações, o que representa uma redução de aproximadamente 15%.

A Polícia Rodoviária Federal informa que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e que a fiscalização segue sendo realizada em todo o Estado. A corporação também destaca que o tema central da Operação Natal, iniciada na última semana, é a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança como medida para reduzir a gravidade dos acidentes e preservar vidas nas rodovias federais.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR