Um ônibus de excursão que transportava 57 estudantes do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio (IEIG), de Vacaria, pegou fogo na tarde de sexta-feira (3), no Centro Histórico de Porto Alegre. O grupo era formado por adolescentes de 15 a 17 anos, acompanhados de dois professores e do motorista.

Segundo informações do 9º Batalhão de Polícia Militar, o incêndio começou após o veículo atingir fios de alta tensão na Rua Espírito Santo. Após o choque, o ônibus se deslocou sem controle pela via, colidindo em dez automóveis e atingindo a fachada de um prédio. Todos os ocupantes conseguiram deixar o veículo antes que as chamas se alastrassem.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, quatro estudantes foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre por inalação de fumaça. Os demais foram atendidos pelo Núcleo de Cuidado e Bem-Estar Escolar da secretaria.
A direção do IEIG informou que o grupo havia saído de Vacaria na madrugada de sexta-feira para uma visita pedagógica a Porto Alegre, que incluiu o Palácio Piratini e o Museu da PUC. Após o incidente, alunos e professores receberam apoio no Colégio ACM, com acompanhamento da Secretaria da Educação e da 23ª Coordenadoria Regional de Educação.

Um novo ônibus foi enviado pela empresa responsável pelo transporte para conduzir o grupo de volta a Vacaria ainda na noite de sexta-feira.