A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vai instalar radares para multar motoristas que ultrapassarem sinais vermelhos em diversos pontos da cidade. O edital para a contratação da empresa responsável pelos equipamentos foi publicado nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial do município, e as propostas serão abertas em 30 de setembro.

O contrato terá duração de dois anos e meio, com valor mantido em sigilo. Os primeiros 15 cruzamentos a receber os equipamentos, chamados de caetanos, serão monitorados em até cinco meses, com prioridade para locais que registram maior número de acidentes. Outros três pontos serão incluídos após um ano de contrato.
As câmeras capturarão imagens coloridas durante o dia e poderão registrar imagens monocromáticas à noite, permitindo a identificação dos veículos e das placas. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação.
Atualmente, o avanço de sinal é permitido durante a madrugada, entre 23h e 6h. Com os novos equipamentos, a EPTC planeja campanha educativa para conscientizar os motoristas sobre a fiscalização em todos os horários.

Entre março e junho de 1999, detectores de avanço de sinal foram instalados em nove cruzamentos. Em 2013, uma licitação para novos equipamentos foi cancelada.
Primeiros cruzamentos monitorados:
-
Protásio Alves x Vicente da Fontoura
-
Bento Gonçalves x Princesa Isabel
-
Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla
-
Ipiranga x Silva Só
-
Aparício Borges x Oscar Pereira
-
Sertório x Souza Reis x Edu Chaves
-
Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho
-
Cavalhada x Campos Velho
-
Bento Gonçalves x João de Oliveira Remião
-
Protásio Alves x Ramiro Barcelos
-
Sertório x Ceará
-
Ipiranga x Salvador França
-
Farrapos x Santo Antônio
-
Carlos Gomes x Plínio Brasil Milano
-
Ipiranga x Azenha