A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, será adotada a partir de agosto em todo o país. A mudança resultará em um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos usuários.

A alteração ocorre após registros de redução nas afluências — volume de água que chega aos reservatórios —, com níveis abaixo da média histórica em diversas regiões. Esse cenário reduz a disponibilidade de geração hidrelétrica, elevando a necessidade de acionar termelétricas, cuja operação tem custo mais alto.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, foi criado com o objetivo de sinalizar os custos variáveis de geração de energia elétrica conforme a disponibilidade hídrica e a utilização de fontes alternativas. A bandeira vermelha patamar 2 representa o maior valor adicional previsto dentro do sistema.
A Aneel reforçou a recomendação para que consumidores adotem práticas de uso racional da energia elétrica, destacando que a moderação no consumo contribui para o equilíbrio do sistema elétrico e redução de custos futuros.