Aguarde, carregando...

Sábado, 13 de Junho 2026
Carregando jogos...
🇧🇷 Brasil

Tarifa de energia terá aumento em agosto com nova bandeira vermelha

Aneel aplica bandeira vermelha patamar 2 e consumo de 100 kWh terá acréscimo de R$ 7,87 devido à baixa nos níveis dos reservatórios

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Tarifa de energia terá aumento em agosto com nova bandeira vermelha
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, será adotada a partir de agosto em todo o país. A mudança resultará em um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos usuários.

A alteração ocorre após registros de redução nas afluências — volume de água que chega aos reservatórios —, com níveis abaixo da média histórica em diversas regiões. Esse cenário reduz a disponibilidade de geração hidrelétrica, elevando a necessidade de acionar termelétricas, cuja operação tem custo mais alto.

Leia Também:

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, foi criado com o objetivo de sinalizar os custos variáveis de geração de energia elétrica conforme a disponibilidade hídrica e a utilização de fontes alternativas. A bandeira vermelha patamar 2 representa o maior valor adicional previsto dentro do sistema.

A Aneel reforçou a recomendação para que consumidores adotem práticas de uso racional da energia elétrica, destacando que a moderação no consumo contribui para o equilíbrio do sistema elétrico e redução de custos futuros.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR