A Trensurb informou na quinta-feira (21) que a operação completa de sua linha será retomada a partir de sábado, 30 de agosto. A partir dessa data, os trens circularão em horário integral, das 5h às 23h, em todas as 22 estações entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.
A retomada ocorre após a conclusão de 80% das obras de recuperação da via férrea, danificada pela enchente de maio de 2024. A inundação havia provocado a paralisação total do serviço, que foi retomado de forma parcial nos meses seguintes. Entre março e agosto, passageiros precisaram utilizar um transbordo por ônibus entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Mercado, em Porto Alegre, durante determinados horários. Mais de 2,4 milhões de passageiros passaram pelo sistema de baldeação, com aproximadamente 59 mil viagens de ônibus realizadas.

Inicialmente, a operação completa estava prevista para setembro, mas foi antecipada para coincidir com o início da Expointer, em Esteio, evento que demanda transporte ferroviário adicional.
O investimento na recuperação da via férrea chegou a quase R$ 60 milhões. A soma de aportes para modernização das estações, infraestrutura elétrica e casas de bombas ultrapassa R$ 300 milhões. Em cabos, painéis de controle e equipamentos de manutenção, foram aplicados cerca de R$ 16,6 milhões, incluindo medidas de proteção contra furtos.

O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, detalhou em entrevista que o trabalho de recuperação está dividido em cinco frentes: via férrea, sistema de sinalização, energia, estações e casa de bombas. O sistema de energia é considerado a etapa mais complexa, com três das cinco subestações atingidas pela enchente. A previsão é que todas as ações necessárias sejam concluídas até meados de 2026. Entre as obras pendentes estão a reconstrução de salas de gerador, reposição de escadas rolantes, elevadores, rampas de acesso e a casa de bomba da bacia ferroviária, em frente à Igreja dos Navegantes.