Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
🚘 Transporte e Veículos

Trensurb retoma operação completa em todas as estações a partir de 30 de agosto

Serviço integral será retomado após mais de um ano de interrupções e transbordos, com investimento superior a R$ 300 milhões em recuperação e modernização

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Trensurb retoma operação completa em todas as estações a partir de 30 de agosto
Divulgação/Trensurb S.A,
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Trensurb informou na quinta-feira (21) que a operação completa de sua linha será retomada a partir de sábado, 30 de agosto. A partir dessa data, os trens circularão em horário integral, das 5h às 23h, em todas as 22 estações entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

A retomada ocorre após a conclusão de 80% das obras de recuperação da via férrea, danificada pela enchente de maio de 2024. A inundação havia provocado a paralisação total do serviço, que foi retomado de forma parcial nos meses seguintes. Entre março e agosto, passageiros precisaram utilizar um transbordo por ônibus entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Mercado, em Porto Alegre, durante determinados horários. Mais de 2,4 milhões de passageiros passaram pelo sistema de baldeação, com aproximadamente 59 mil viagens de ônibus realizadas.

Leia Também:

Inicialmente, a operação completa estava prevista para setembro, mas foi antecipada para coincidir com o início da Expointer, em Esteio, evento que demanda transporte ferroviário adicional.

O investimento na recuperação da via férrea chegou a quase R$ 60 milhões. A soma de aportes para modernização das estações, infraestrutura elétrica e casas de bombas ultrapassa R$ 300 milhões. Em cabos, painéis de controle e equipamentos de manutenção, foram aplicados cerca de R$ 16,6 milhões, incluindo medidas de proteção contra furtos.

O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, detalhou em entrevista que o trabalho de recuperação está dividido em cinco frentes: via férrea, sistema de sinalização, energia, estações e casa de bombas. O sistema de energia é considerado a etapa mais complexa, com três das cinco subestações atingidas pela enchente. A previsão é que todas as ações necessárias sejam concluídas até meados de 2026. Entre as obras pendentes estão a reconstrução de salas de gerador, reposição de escadas rolantes, elevadores, rampas de acesso e a casa de bomba da bacia ferroviária, em frente à Igreja dos Navegantes.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR