Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
🚔 Segurança e Justiça

Fazenda abandonada no Ipê pode ser sede de batalhão da Brigada Militar

Mais 20 policiais foram anunciados para atuar em Guaíba

Pedro Molnar
Por Pedro Molnar
Fazenda abandonada no Ipê pode ser sede de batalhão da Brigada Militar
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

A Fazenda Santa Rita, na Estrada Ismael Chaves Barcellos, no Ipê, é uma das opções para ser futura sede do 31º  Batalhão de Polícia Militar (BPM). O assunto foi debatido durante a presença do vice-governador e secretário de segurança pública, Delegado Ranolfo, na Prefeitura e Câmara de Vereadores na última sexta-feira (26). Ele ainda anunciou a chamada de novos 20 policiais militares que atuarão em Guaíba. A cidade, contemplada ao projeto RS Seguro, está entre as 18 mais populosas que concentrou 80% de mortes através de violência entre 2009 e 2018. 

O prefeito José Sperotto sugeriu o projeto que destina a Fazenda, pertencente ao Instituto de Previdência do Estado (IPE), para sede da Brigada Militar. Pode ser feita uma Parceria Pública-Privada (PPP) ou utilizar recursos de verba federal para construir o prédio, por motivos de dificuldades financeiras do Estado. Enquanto não há definição, vereadores, que instalaram uma frente parlamentar sobre o assunto, abordam sobre um possível aluguel de uma residência com estrutura para ser sede de uma unidade militar. A assessoria do vereador João Collares (PDT), em conversa com o GO, informou que está buscando a possibilidade de verba através de emendas parlamentares para o investimento em segurança.

Má condiçao do atual prédio

Leia Também:

Em maio, o sub-comandante geral da Brigada Militar, Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, disse que, devido suas condições precárias, o prédio do BPM, no bairro Bom Fim, poderia ser esvaziado e que havia possibilidade de funcionar em Camaquã, há mais de 100km do atual local. A unidade atende toda região de Barra do Ribeiro, Guaíba, Eldorado do Sul e Mariana Pimentel. 

A Coronel Bianca Garcia Burger, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) - Centro Sul, pediu que autoridades se mobilizassem para a doação de um novo prédio. "É desumano a estrutura que acomoda o trabalho dos soldados", disse ela sobre a atual localidade.

O que diz o governo

O vice-governador assegurou que a unidade não vai sair de Guaíba, sendo um compromisso do governo estadual, e que vai ser analisado a possível instalação do BPM. Outro espaço que está sendo analisado é de uma praça na Rua Vasco Pereira, no bairro Fátima.

A Fazenda, que tinha como base a produção, era de propriedade do comendador Ismael Chaves Barcellos, construído em meados de 1950. No galpão ficava o maquinário, como tratores, pás e enxadas para os funcionários trabalharem no outro lado da BR-116 com agricultura. Está há mais de 15 anos em situação de abandono.

 

 

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!