Com a intensificação do frio em Guaíba, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Defesa Civil realizaram novas ações da Operação Inverno durante as madrugadas, com abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas do município.
De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, foram realizadas oito abordagens noturnas, todas envolvendo homens em situação de rua ou vulnerabilidade. Durante a ação, quatro pessoas aceitaram o encaminhamento para os abrigos municipais, onde receberam acolhimento, alimentação e acesso a condições de higiene.
Outras quatro pessoas optaram por permanecer nos locais onde se encontravam. Nesses casos, as equipes realizaram a entrega de quatro cobertores e três kits de roupas masculinas como forma de reduzir a exposição às baixas temperaturas.
A Operação Inverno é desenvolvida durante os períodos de frio mais intenso e reúne servidores da assistência social e agentes da Defesa Civil para a realização de rondas noturnas em diferentes pontos da cidade. O objetivo é identificar pessoas em situação de vulnerabilidade e oferecer alternativas de acolhimento e proteção.
As abordagens ocorrem especialmente em períodos de queda acentuada das temperaturas, cenário registrado nos últimos dias no Rio Grande do Sul. Segundo a administração municipal, a população também pode comunicar a presença de pessoas expostas ao frio por meio do telefone 199, canal de atendimento da Defesa Civil.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se