Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
👔 Política

Servidores municipais anunciam manifestação em frente à Prefeitura de Guaíba nesta terça-feira

Mobilização ocorre após declaração de estado de greve por Sindiguaíba e SPMG; reunião com a prefeita está prevista para as 14h para tratar de reivindicações apresentadas ao Executivo

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Servidores municipais anunciam manifestação em frente à Prefeitura de Guaíba nesta terça-feira
Arquivo/SPMG Guaíba
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após a aprovação do estado de greve em assembleia extraordinária realizada na última quinta-feira (18), representantes do Sindicato dos Municipários de Guaíba (Sindiguaíba) e do Sindicato dos Professores Municipais de Guaíba (SPMG) convocaram os servidores municipais para uma manifestação em frente à Prefeitura de Guaíba na próxima terça-feira (23).

Parceiros da TVGO
Parceiros da TVGO

De acordo com comunicado divulgado pelas entidades sindicais, a concentração está marcada para as 13h, em frente ao prédio da administração municipal. Os sindicatos informaram que a mobilização tem como objetivo demonstrar a insatisfação da categoria com medidas adotadas pelo Executivo e reforçar as reivindicações apresentadas em reunião realizada na semana passada entre representantes sindicais e integrantes do governo municipal.

Leia Também:

Segundo a programação divulgada, às 14h os dirigentes das duas entidades deverão ser recebidos pela prefeita Claudinha Jardim para dar continuidade às tratativas sobre os pedidos encaminhados ao Executivo. Entre os principais pontos defendidos pelos sindicatos estão a busca de alternativas para assegurar o pagamento do 13º salário dos servidores e o retorno ao calendário regular de pagamentos, sem a adoção de medidas que resultem em desligamentos de trabalhadores.

As entidades também defendem a revisão dos cargos comissionados e solicitam a retirada de portarias atualmente em vigor, que, na avaliação dos sindicatos, impactam diretamente a rotina funcional dos servidores e a prestação dos serviços públicos municipais.

A declaração de estado de greve aprovada na última quinta-feira não representa paralisação imediata das atividades. O instrumento é utilizado pelas categorias como um indicativo formal de que os trabalhadores permanecem mobilizados e podem adotar novas medidas caso não haja avanço nas negociações. Até o momento, não foi anunciada greve por tempo determinado.

Os sindicatos informaram ainda que a manifestação deverá permanecer em frente à Prefeitura após o término da reunião com o Executivo. O horário de encerramento do ato ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição. As entidades também convidaram familiares dos servidores, integrantes da comunidade escolar e apoiadores para acompanhar a mobilização.

Parceiros da TVGO
Parceiros da TVGO

Procurada em ocasiões anteriores sobre o tema, a Administração Municipal tem sustentado a adoção de medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas diante do cenário financeiro enfrentado pelo município. Até o momento, não havia sido divulgada manifestação oficial específica da Prefeitura sobre a mobilização prevista para esta terça-feira.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR