Após a aprovação do estado de greve em assembleia extraordinária realizada na última quinta-feira (18), representantes do Sindicato dos Municipários de Guaíba (Sindiguaíba) e do Sindicato dos Professores Municipais de Guaíba (SPMG) convocaram os servidores municipais para uma manifestação em frente à Prefeitura de Guaíba na próxima terça-feira (23).
De acordo com comunicado divulgado pelas entidades sindicais, a concentração está marcada para as 13h, em frente ao prédio da administração municipal. Os sindicatos informaram que a mobilização tem como objetivo demonstrar a insatisfação da categoria com medidas adotadas pelo Executivo e reforçar as reivindicações apresentadas em reunião realizada na semana passada entre representantes sindicais e integrantes do governo municipal.
Segundo a programação divulgada, às 14h os dirigentes das duas entidades deverão ser recebidos pela prefeita Claudinha Jardim para dar continuidade às tratativas sobre os pedidos encaminhados ao Executivo. Entre os principais pontos defendidos pelos sindicatos estão a busca de alternativas para assegurar o pagamento do 13º salário dos servidores e o retorno ao calendário regular de pagamentos, sem a adoção de medidas que resultem em desligamentos de trabalhadores.
As entidades também defendem a revisão dos cargos comissionados e solicitam a retirada de portarias atualmente em vigor, que, na avaliação dos sindicatos, impactam diretamente a rotina funcional dos servidores e a prestação dos serviços públicos municipais.
A declaração de estado de greve aprovada na última quinta-feira não representa paralisação imediata das atividades. O instrumento é utilizado pelas categorias como um indicativo formal de que os trabalhadores permanecem mobilizados e podem adotar novas medidas caso não haja avanço nas negociações. Até o momento, não foi anunciada greve por tempo determinado.
Os sindicatos informaram ainda que a manifestação deverá permanecer em frente à Prefeitura após o término da reunião com o Executivo. O horário de encerramento do ato ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição. As entidades também convidaram familiares dos servidores, integrantes da comunidade escolar e apoiadores para acompanhar a mobilização.
Procurada em ocasiões anteriores sobre o tema, a Administração Municipal tem sustentado a adoção de medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas diante do cenário financeiro enfrentado pelo município. Até o momento, não havia sido divulgada manifestação oficial específica da Prefeitura sobre a mobilização prevista para esta terça-feira.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se