As negociações entre os sindicatos que representam os servidores municipais de Guaíba e a Prefeitura seguem em andamento. Após uma reunião de aproximadamente 2h25min realizada nesta segunda-feira, representantes das entidades e a prefeita Claudinha Jardim concordaram em manter o diálogo para buscar alternativas relacionadas ao calendário de pagamentos do segundo semestre.
Segundo comunicado divulgado pelos sindicatos, a principal pauta do encontro foi a busca por maior transparência, previsibilidade e melhorias nos pagamentos dos salários e do vale-alimentação dos servidores municipais.
Durante a reunião, as entidades sindicais sugeriram a manutenção do pagamento do vale-alimentação no último dia útil de cada mês, como já ocorre atualmente. A proposta tem como objetivo garantir suporte financeiro aos trabalhadores até a data do pagamento dos vencimentos.
Outro ponto discutido foi a possibilidade de antecipação da primeira parcela do 13º salário. Os sindicatos solicitaram que, após a arrecadação prevista para o dia 30 de junho, a Administração Municipal reavalie a possibilidade de adiantar o benefício, total ou parcialmente, antes da data atualmente prevista para 21 de agosto.
A prefeita informou que conseguiu junto ao Banco Bradesco uma alteração no sistema de cobrança dos empréstimos consignados, fazendo com que os descontos ocorram juntamente com o pagamento dos salários e não de forma antecipada. Também foi informado que negociações semelhantes estão sendo realizadas com a Caixa Econômica Federal e o Banrisul.
De acordo com os sindicatos, a Prefeitura também segue tratando junto ao Bradesco da situação dos servidores que realizaram antecipação do 13º salário, embora ainda não exista uma resposta oficial sobre o tema.
Ficou definido que uma nova reunião entre o Executivo Municipal e as entidades representativas ocorrerá entre os dias 1º e 5 de julho. Até lá, os sindicatos continuarão acompanhando as negociações e avaliando novas estratégias de mobilização.
As diretorias do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaíba (SPMG) e do SindGuaíba destacaram ainda a participação dos servidores na manifestação realizada em frente à Prefeitura antes da reunião, ressaltando a importância da mobilização da categoria na defesa de seus direitos.
Segundo as entidades, mais informações sobre os encaminhamentos, dados apresentados pelo Executivo e próximos passos das negociações serão divulgadas pelos canais oficiais dos sindicatos.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se