Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
📰 Geral

Bombeiros realizam simulado de acidente com Catamarã no Guaíba

Equipe de 85 bombeiros realizou treinamento de emergência com embarcação

Redação TVGO
Por Redação TVGO
Bombeiros realizam simulado de acidente com Catamarã no Guaíba
Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

A Companhia Especial de Busca e Salvamento (Cebs) do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul realizou um simulado de acidente envolvendo uma embarcação da CatSul no Guaíba. O objetivo foi aprimorar as condições de capacitação, verificação de recursos logísticos e humanos e alinhamento entre equipes, ou seja, fatores que fazem toda a diferença na resposta das forças de segurança em ações de emergência.

A partir de um alerta sonoro no quartel da Cebs, na avenida Mauá, no centro de Porto Alegre, uma equipe de 85 bombeiros iniciou o treinamento que envolveu militares da companhia e alunos soldados que representaram as vítimas. O exercício simulou o choque da embarcação de transporte de passageiros com uma boia de demarcação do canal solta na água. O roteiro previu rompimento do casco e entrada de água no barco, e os soldados representaram passageiros em situação de pânico e reações extremas. Muitos se atiraram na água, e os militares em treinamento passaram a executar o salvamento.

Mergulhadores agiram na simulação de resgates de vítimas de afogamento, e equipes com cães buscaram um desaparecido que teria nadado até a ilha do Chico Inglês. Ao desembarcar no quartel, as vítimas tiveram seu estado físico catalogado em grau verde, amarelo, vermelho ou preto, conforme a escala de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia Também:

O comandante do Cebs e coordenador da ação, major Ingo Lüdke, afirmou que a atuação em um acidente verdadeiro pode durar várias horas, mas com cerca de uma hora de treinamento é possível antecipar muitas situações, o que ele considera essencial para o atendimento. “Nós lidamos com o que há de mais valioso, que são as vidas humanas, por isso é muito importante realizar simulações, já que com elas podemos identificar falhas e fatores de risco e verificar as necessidades”, explicou. “Tudo isso melhora a nossa capacidade de atendimento e a sinergia entre todos os órgãos envolvidos na hora de uma ocorrência real.”

Os bombeiros ainda treinaram o controle de um incêndio simulado, evidenciado pela fumaça proveniente da embarcação que colidiu com a boia, e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) treinou o controle de vazamento de óleo combustível.

 

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!