Diversas ruas e avenidas de Guaíba ficaram alagadas nesta quarta-feira (24) após fortes chuvas. De acordo com a Prefeitura, o descarte irregular de lixo é o principal causador dos problemas. Moradores usaram as redes sociais para mostrar os estados críticos de acúmulo de água em frente de suas casas. Não foram registradas situações muitos graves e desalojados ou desabrigados.
O morador Jean Catasfera, do bairro Engenho, fotografou o como estava a sua rua e colocou no Facebook, questionando o trabalho do executivo. "Como os moradores da rua Carlos de Moura e Cunha exercem seus direitos de ir e vir com essa situação caótica?", perguntou. Para ele, é vergonhosa a situação.
De acordo com o secretário, Graciano Pereira, o descarte irregular de lixo é o principal motivo. O lixo entope as tubulações e causa os alagamentos. "Sozinha, a Prefeitura não consegue dar conta de tanto lixo", destaca. Em nota, a Prefeitura disse que estava desde cedo nas ruas para diminuir os transtornos causados pelo grande volume de chuva. Servidores da Secretaria de Obras estavam com o hidrojato, que desentope boeiros e galerias, nos pontos mais críticos.
Em junho, Pereira disse que quando iniciou seu trabalho na pasta, em 2017, haviam 12 pontos de alagamentos e que agora são três: na Cohab, Pedras Brancas e Nova Guaíba. Foram finalizado nove obras de drenagem. Mas, para o secretário, se não trabalharem diariamente, como em troca de canos quebrados e limpeza de lixos, há possibilidade de fortes acúmulos de chuva.