Sempre procuramos dar sentido as coisas, para assim podermos analisá-las e ver o quão importante elas podem ser. Vivenciamos inúmeras situações ao longo do dia, porém, essas situações tem durações diferentes e muitas vezes demandam ações específicas.
Leia também: Exercitar os sentidos é algo poderoso e pode colocar nossos planos nos trilhos
Uma boa forma de entender o que acontece na nossa vida é ver tudo como se fossem ciclos. Gosto de pensar nessa ideia, por que ela nos proporciona um início, um meio e um fim e assim as coisas ficam mais organizadas. Além disso, facilitam a interpretação e o entendimento daquilo que vivenciamos. A percepção das coisas através de ciclos, nos ajuda a tomar decisões que muitas vezes teríamos muita dificuldade.
Muitos ciclos acontecem de forma autônoma, mas a maioria deles nós temos que “fazer a sua manutenção”, ou seja, temos que ter a percepção de que talvez seja o momento de encerrá-los, já que não estamos mais nos beneficiando deles.
"A percepção das coisas através de ciclos, nos ajuda a tomar decisões"
O fato de organizamos em ciclos os momentos, acontecimentos, tarefas e planos que compõem o nosso dia a dia, soa muito como se isso fosse apenas uma ferramenta de organização, mas ver isso dessa maneira me parece um tanto quanto frio demais, parece muito automático.
Talvez uma forma de deixarmos isso mais próximo, seria vivenciar esses ciclos em sua plenitude, onde ao chegarmos em seu esgotamento, teremos a sensação de que o ciclo vivido chegou no momento de se encerrar. Encarar as coisas dessa forma , talvez seja uma boa maneira de dar sentido as coisas que acontecem na nossa vida.
Leia também: A maioria das pessoas, assim que voltarem com suas atividades, vão encarar tudo de forma diferente