A situação crítica da saúde pública nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre foi o tema principal da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Granpal, realizada nesta quinta-feira, 15, na Fazenda do Bosque, em Guaíba. O encontro reuniu prefeitos que reforçaram a urgência de investimentos por parte do governo estadual e federal, especialmente com a proximidade do inverno e o agravamento da demanda nos hospitais.

“A saúde é o mais importante, pois estamos nos aproximando do inverno. Os prefeitos seguem reivindicando que o Estado invista os R$ 39 milhões que prometeu, e estamos aguardando esse investimento na saúde”, afirmou Marcelo Maranata, presidente do Consórcio Granpal.
Além do repasse estadual, os gestores municipais cobraram uma nova reunião com o governo federal para garantir recursos emergenciais e a criação de um plano especial de atendimento pós-enchentes. Um dos principais pontos levantados foi a situação de Canoas, cidade que concentra hospitais que atendem mais de cem municípios da região.
“Como não houve a municipalização dos hospitais, estamos esperando esse incremento prometido e um plano de assistência, principalmente para Canoas. Precisamos desafogar a região metropolitana, pois é um problema financeiro e estrutural”, completou Maranata.

Na próxima semana, um novo encontro com representantes do governo estadual deve definir os próximos passos para a possível assunção da gestão dos hospitais da região metropolitana. Ao mesmo tempo, a Granpal seguirá buscando apoio para os hospitais federais da capital.