Cerca de 700 eleitores de Guaíba deixaram para fazer o recadastramento biométrico nesta quarta-feira (11), dia que encerrava o prazo. Quem passava próximo a Câmara Municipal de Vereadores, no Centro, e ao Fórum encontrava pessoas em filas, de até dois quilômetros, para regularizar a situação e poder votar nas eleições municipais desse ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 75.025, 15 mil faltavam atualizar o cadastro.
A chefe do cartório eleitoral de Guaíba, Fernanda Natasha Marques, avalia o trabalho com tranquilidade - montaram estratégias e conseguiram se organizar para atender a todos. Distribuíram senhas, por conta da alta demanda, para organização do melhor dia ou horário para os atendimentos.
Leia também: Projeto que proíbe canudos plásticos em Guaíba é aprovado na Câmara
O estudante Lucas Almeida, de 24 anos, ficou dez horas no aguardo para fazer a biometria. Nas redes sociais, ele contou como foi sua experiência, de até fazer novas amizades:
- Eu, brasileiro nato, deixei para fazer a biometria do título eleitoral no último dia. O mais legal de tudo foi os amigos novos que fiz. Agilizamos refeição, na hora do descanso dividimos histórias, experiências de vida e até nas sombras dos postes e das árvores. Foi exaustivo pelo sol e também pelas horas de espera, porém valeu cada segundo.
Quem deixou de comparecer pode ir ao cartório do dia 20 de março a 6 de maio para consultar e proceder a regularização. Com o título cancelado, o eleitor ainda é impedido de tirar Cadastro de Pessoa Física (CPF), passaporte, de participar de concursos públicos e até de receber quitação, por exemplo. Os documentos necessários são identidade e comprovante de residência atualizado.
Leia mais: Vereadora Fernanda Garcia assume como primeira secretária da Câmara
Por Pedro Molnar