A Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou a suspensão das aulas da rede municipal nesta sexta-feira (8) e na próxima segunda-feira (11), após receber informações sobre a possibilidade de um atentado em instituições de ensino da cidade. A decisão foi comunicada pelo prefeito Gustavo Finck, que afirmou que o município atua em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas e acompanhar as investigações.

Segundo o prefeito, o alerta surgiu de interações em um grupo que atua na chamada Deep Web, hospedado fora do país, e que vem sendo monitorado pelas forças policiais. “O município de Novo Hamburgo está cancelando as aulas de forma preventiva, na sexta-feira e na segunda-feira, para preservar professores, equipes diretivas, trabalhadores das escolas e, principalmente, nossas crianças”, declarou Finck.
O chefe do Executivo municipal informou ainda que a recomendação também foi repassada para as redes estadual e particular, para que avaliem a adoção da medida. “As forças policiais terão um acompanhamento mais aprofundado de tudo que está acontecendo nos bastidores dessas redes, que a população não tem acesso, mas que a polícia tem monitorado com atenção”, afirmou.

Em nota oficial, a Prefeitura reforçou que está estruturando ações de prevenção e solicitou que a população evite a disseminação de informações sem confirmação, para não gerar transtornos no ambiente escolar. As aulas devem ser retomadas a partir de terça-feira (12), caso não haja novos alertas.