A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início em 28 de março nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguirá até 30 de maio e tem como objetivo alcançar 90% de cobertura entre crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. A mesma data marca a realização do Dia D da campanha.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou o início da vacinação para os grupos prioritários, que totalizam 5.215.556 pessoas. Entre os públicos incluídos estão crianças de 6 meses a 6 anos (662.692), idosos (2.380.658) e gestantes (84.055), além de puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, indivíduos com comorbidades, professores, integrantes das forças de segurança, população privada de liberdade e outros segmentos definidos pelas autoridades de saúde.
O Ministério da Saúde informou que quase 5 milhões de doses já foram enviadas aos estados para o início da campanha. Em 2025, a vacinação começou em 7 de abril.
Dados da Secretaria Estadual da Saúde indicam que, até esta quarta-feira (18), foram registradas 101 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado em 2026, sendo cinco associadas à influenza. No mesmo período do ano anterior, houve 218 mortes por SRAG, com sete casos relacionados ao vírus da gripe.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se