O governo do Rio Grande do Sul anunciou que irá antecipar o início da Operação Inverno em 2026. A iniciativa, tradicionalmente implementada em maio, deverá começar em abril com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento na rede de saúde diante do aumento de casos de síndromes respiratórias e da maior procura por serviços hospitalares.
A ação é coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), que está finalizando uma portaria para liberar recursos adicionais aos municípios. Os valores ainda não foram divulgados. O programa busca apoiar as redes municipais e hospitalares no atendimento de doenças respiratórias e outras condições que costumam apresentar maior incidência com a variação de temperaturas.
A decisão ocorre em um contexto de aumento na ocupação de hospitais em Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana. A antecipação do programa também prevê a abertura de leitos adicionais para atendimento pediátrico.
De acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a estrutura prevista inclui leitos clínicos e unidades de terapia intensiva (UTI). A ampliação da capacidade de atendimento deverá ocorrer de forma gradual, conforme a demanda registrada nos serviços de saúde.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se