Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 10 de Junho 2026
🏭 Economia e Negócios

Servidores terão que devolver R$ 2,3 milhões pagos a mortos e beneficiários fantasmas no Nordeste

Decisão do TCU também aplica multa de R$ 6,6 milhões e proíbe ocupação de cargos públicos por 8 anos

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
Servidores terão que devolver R$ 2,3 milhões pagos a mortos e beneficiários fantasmas no Nordeste
Canva
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que oito pessoas, incluindo cinco servidores públicos, devolvam cerca de R$ 2,3 milhões desviados por meio de benefícios do INSS destinados a pessoas já falecidas ou fictícias no Nordeste do Brasil.

A investigação apontou que o grupo forjou documentos para transferir benefícios do estado do Maranhão para o Piauí, resultando em pagamentos indevidos. A decisão foi tomada na última quarta-feira (16) e prevê a restituição dos valores em até 15 dias.

Leia Também:

Além da devolução, o TCU impôs multas que somam R$ 6,6 milhões aos envolvidos e os proibiu de exercer cargos comissionados ou funções de confiança no serviço público pelos próximos oito anos. O caso foi encaminhado ao Ministério Público para que sejam avaliadas possíveis ações criminais.

Segundo o jornalista Tácio Lorran, do portal Metrópoles, os acusados são investigados por formação de organização criminosa e prejuízo aos cofres públicos. O escândalo reforça os desafios no combate à corrupção e à fraude no sistema previdenciário brasileiro.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR