Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
🏘️ Cidades do RS

RS propõe criação de fundo específico para ações voltadas ao bem-estar de animais domésticos

Projeto encaminhado à Assembleia Legislativa prevê financiamento a municípios e entidades, incluindo ações voltadas a equinos usados como tração urbana

TVGO - Redação
Por TVGO - Redação
RS propõe criação de fundo específico para ações voltadas ao bem-estar de animais domésticos
Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante evento realizado no Palácio Piratini, na sexta-feira (1º), o governador em exercício Gabriel Souza anunciou a proposta de criação do Fundo Estadual de Bem-Estar de Animais Domésticos. O projeto de lei, que já tramita na Assembleia Legislativa, estabelece um mecanismo financeiro destinado exclusivamente ao repasse de recursos para políticas públicas voltadas à proteção e saúde de animais domésticos, como cães, gatos e cavalos utilizados como tração nas áreas urbanas.

O objetivo do fundo é permitir maior previsibilidade no financiamento dessas ações, superando limitações do modelo atual, que depende do orçamento ordinário do Tesouro Estadual. A proposta prevê a captação de recursos de diversas fontes, incluindo transferências da União e de municípios, doações, multas ambientais e indenizações por danos a animais. Esses valores poderão ser utilizados em ações como castrações, abrigos, capacitação técnica, convênios com clínicas veterinárias e programas de acolhimento.

Leia Também:

Além disso, está prevista a criação de um Conselho Gestor com participação da sociedade civil, responsável pela supervisão e definição das diretrizes de aplicação dos recursos. Essa estrutura visa garantir maior controle social e transparência na gestão do fundo.

A proposta é mais uma etapa da política pública voltada à causa animal no Rio Grande do Sul. Em anos anteriores, o governo estadual já havia instituído o Programa Melhores Amigos e, em 2024, lançou o Plano Estadual de Resposta à Fauna, em parceria com diferentes órgãos e instituições. Como parte do Plano Rio Grande, também foi implementado um programa emergencial para manejo de cães e gatos em abrigos, com investimento superior a R$ 7,7 milhões. A ação incluiu medidas como castrações, assistência veterinária, alimentação e incentivo à adoção.

As medidas surgem após experiências recentes, como as enchentes que afetaram o estado em 2024, e reforçam a intenção de consolidar uma política de longo prazo. A proposta do fundo também contempla municípios que pretendem desenvolver projetos voltados a cavalos submetidos ao uso como tração, possibilitando o financiamento de alternativas e ações de resgate desses animais.

A construção da proposta contou com a colaboração de entidades da área veterinária, organizações de proteção animal e representantes da sociedade civil, cujas demandas foram incorporadas por meio do Grupo de Trabalho da Causa Animal, vinculado ao Conselho do Plano Rio Grande.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR